Fósseis como evidências da evolução e o processo de fossilização

Instituição

Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru

Introdução

A paleontologia é a ciência natural que estuda a vida do passado da terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. O objeto imediato de estudo da paleontologia são os fósseis, pois são eles que, na atualidade, encerram a informação sobre a vida do passado do planeta. Por isso, se diz frequentemente que a paleontologia é a ciência que estuda os fósseis. A paleontologia procura, com base nos fósseis, conhecer a vida do passado geológico da terra.

Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos.

O processo de fossilização também chamado de mineralização, consiste literalmente na substituição gradual dos restos orgânicos de um ser vivo por matéria mineral, rocha, ou na formação de um molde desses restos, mantendo com alguma perfeição as características do ser. Ocorre quando o organismo é coberto rapidamente por sedimento após a morte ou após o processo inicial de deterioração.

De acordo com PCN ensino fundamental o tema se encaixa no Eixo Temático I – Ambiente e Vida –  Onde busca promover um estudo integrado sobre a vida nos ambientes. Nesse sentido, pretende romper com uma tradição do ensino de ciências em tratar separadamente os estudos de morfologia, classificação de seres vivos (próprios da zoologia e botânica) e a iniciação ao estudo dos ambientes. Ao contrário disso, a orientação para o estudo dos temas relacionados a esse eixo é de se examinar a diversidade da vida como resultado de adaptações e co-evoluções dos organismos em seus habitats. Procura-se aqui considerar a dinâmica e interdependência entre seres vivos e como a vida se processa em diferentes espaços de tempo. Os ambientes são vistos tanto em sua dinâmica interna quanto nas conseqüências de intervenções humanas nestes.

A atividade prática realizada consiste na construção de um modelo de fóssil com os alunos relacionando esta construção com o processo natural de fossilização, trata-se de uma atividade de fixação do conteúdo já explicado pelo professor.  De acordo com o CBC do ensino fundamental este trabalho é ideal para o sétimo ano.

 

Materiais

Os materiais utilizados nesta prática são: Massa feita de trigo para  modelar,  um objeto de escolha dos alunos de tamanho pequeno ou médio, um pedaço de cartolina medindo 20 cm por 5 cm, fita adesiva, uma tigela, uma colher de sopa, ½ copo de água e cinco colheres de gesso em pó.

Como fazer

1º momento: Introdução da aula: de início é explicado aos alunos o que será feito, ou seja, o tema que irá ser abordado (fóssil) e as instruções sobre a prática.                        1° passo: precione a massa de modelar sobre uma superfície plana (mesa, bancada, entre outros) e coloque o objeto de escolha sobre ela.

2° passo: Faça um anel com a cartolina, unindo as pontas com a fita adesiva. Logo após encaixe o anel sobre a massa com o objeto.

3° passo: Pegue a tigela e misture homogeneamente a água e o gesso em seguida coloque a mistura dentro do anel feito com a cartolina, de modo que cubra o objeto.

4° passo: Esperar cerca de trinta minutos para que a massa e o gesso sequem, depois retire a cartolina e estará pronto o modelo de fóssil.

2º momento: Enquanto o gesso esta secando, questões a respeito do tema são levantadas, instigando os alunos a responderem perguntas como: O que é um fóssil? E Qual a relação desta prática com o tema?.  Então, após as respostas, os conteúdos são abordados havendo um diálogo com os alunos e relacionando a prática com o processo de fossilização, o qual a massa de modelar representará o chão onde o animal, (representado pelo objeto), estará parado. O gesso irá representar um desmoronamento que cobrirá o corpo deste animal, este que morrerá soterrado, e com o passar do tempo acontecerá a fossilização. Neste momento, é preciso falar sobre a paleontologia que encontra e estuda estes fósseis, além da importância deste objeto de estudo para ciências e biologia.

 

3º momento: Será finalizada a prática após a secagem do gesso, visualizando os fósseis que foram produzidos. Vale ressaltar aos alunos que não existem fósseis de objetos, e que os fósseis são formados apenas por seres vivos completos ou o resto deles.

Relato da Oficina

A atividade foi realizada no dia 11/08/2017 na Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru, na turma do sétimo ano C, a prática ocorreu como o planejado, tudo foi sendo realizado passo a passo com os alunos, que ficaram bem tranquilos e interessados na aula. O professor havia comunicado que era preciso levar objetos para a prática de tamanho pequeno ou médio não especificando o tipo, e todos trouxeram por exemplo: tampa de caneta, folhas de plantas, pena, galhos de planta e etc… Todos fizeram seus fósseis de acordo com as intruções e enquanto o gesso estava secando, os alunos foram questionados com perguntas relacionadas aos fósseis, e foi percebido um bom conhecimento prévio sobre o assunto, o que foi positivo sendo que o professor já havia abordado com eles o conteúdo. Após o questionamento foi reforçado alguns conceitos sobre o tema, e explicado a relação da atividade prática com o processo natural de fossilização. Por fim foi retirado a massa de modelar do gesso e foram observados e comparados os fósseis de cada um, mostrando que aqueles fosséis de objetos que não são seres vivos ou o resto deles estavam errados, pois apenas organismos vivos podem virar fósseis.

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Referências

P a l e o n t o l o g i a e m D e s t a q u e Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Paleontologia Ano 31, n° 69, Junho/2016 · ISSN 1807-2550 Web: http://www.sbpbrasil.org/, Editor: Juan Carlos Cisneros.

IZAGUIRRY, B.B.D. et al. A paleontologia na escola: uma proposta lúdica e pedagógica em escolas do município de São Gabriel, RS. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 7 v.7 n.13, p. 2-16, jul-dez 2013. ISSN: 1982-4440.

Portal do Professor acessado 20/06/2017: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7838

Brasil Escola acessado 20/06/2017 :

http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/confeccao-um-fossil-sala-aula.htm

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